quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fotos de Shows - Parte Quase Final

Enfim, a parte final sobre as fotos de shows. Durante o "rolê derrota" (pra quem não sabe, um rolê derrota siginifica aquela viagem que você se junta com os outros perdidos na vida com quem tem uma banda, viaja uma kilometragem absurda, gasta um dinheiro que não podia gastar, pra tocar pra um número minúsculo de pessoas e no fim, agradece a si mesmo por ter feito isso, afinal, tu acaba conhecendo lugares que nunca imaginou conhecer, pessoas que são incrivelmente fodas, e com tudo isso, cresce muito mais.) eu tentei pensar em o que escrever aqui, mas não adianta, só dá pra escrever sentando na frente do computador, fechando todos os programas, e tentando focar de vez em escrever o post. Confesso que tive que ver o post anterior pra saber onde eu tinha parado, mas daqui pra frente, o blog não ficará tanto tempo mais sem atualização !

Então.... depois do primeiro balarama que eu fotografei, veio o show do "meninas hardcore", que foi um show organizado por um coletivo local (o meninas hardcore), onde tocaram bandas só de meninas, ou que a formação trazia meninas. O show foi na casa do estudante luterano de curitiba, um lugar onde não havia recebido shows. Vale fazer uma observação aqui:
Algumas pessoas me perguntaram "cade o palco nas fotos?" - Explicando: nesses shows, normalmente não tem palco por que os lugares não oferecem, acho que deu pra perceber que os shows dificilmente são em "casas de show" e sim, nos lugares que o pessoal consegue pra tocar. A aparelhagem é toda emprestada do próprio pessoal, cada um podendo fazer o der pra que esses shows aconteçam.


Nesse show, a canonzinha levou o primeiro dano. Durante um dos "moshs" eu acabei me empolgando e entrando junto na bagunça, e foi quando alguem acertou com o pé na lente da câmera, e por sorte, eu estava com a "correia" dela bem enrolada no pulso, o que fez com que ela não fosse diretamente pro chão! desse dia em diante, eu sempre dou um jeito de deixar ela bem presa, pra evitar esse tipo de "problema", visto que pra deixar presa no pescoço, nem sempre da pra pegar um bom ângulo....



B.I.T.C.H


TO FEEL ALIVE


Passando esse show, voltei a parceria com a Maamute produções, dessa vez para fotografar um show "grande" (em relação aos que eu vou normalmente). Seria mais um dos desafios vindo da maamute que eu esperava conseguir superar, pois era denovo um show de uma banda que eu nunca havia ouvido, num lugar que eu nunca havia fotografado. E lá fui eu para o myspace do Wax Poetic pra me acostumar com a banda, e também dei uma procurada no flickr, fotos de shows que aconteceram na casa (jokers) onde seria o show, pra fazer um "reconhecimento de ambiente" mesmo sem estar lá.

No dia do show, cheguei um pouco antes do horário combinado, pra fazer alguns testes, e já dar uma olhada em lugares que eu poderia fotografar, visto que existia um palco, e ele era relativamente alto (mais de um metro e vinte poxa !!!). Por sorte, o pessoal da casa (tanto seguranças como pessoal do som/luz) eram bem "espertos", em comparação com muitos que tem por ai, e com uma simples conversa com eles antes (e lógico, a pulseira, importantíssima) eles me deram total liberdade pra ficar perambulando entre palco/lado do palco.

Esses shows grandes, como eu já devo ter dito anteriormente (mas não lembro, tanto tempo sem postar faz isso com as pessoas) o problema pra mim, é a iluminação. "Caras da luz" adoram jogar luz vermelha nos músicos, mesmo que o momento não combine! e pra minha canonzinha coitada (já fotografando em isso alto) isso é dolorido demais! Nessas horas de luz vermelha, eu tentava contornar as coisas usando o flash, mas nem sempre o resultado era satisfatório.

Eu fiquei bem feliz com o resultado que consegui em algumas fotos, e também por ter tido a chance de assistir um puta show, que se não tivesse sido chamado pra fotografar, eu nem teria ido. Essa é uma das partes boas de se dedicar a algo que você gosta, pois assim você acaba conhecendo coisas novas, que te proporcionam novas experiências, e formas de enchergar algo que normalmente se encararia como algo "fechado" (como são os gostos pela música e pela fotografia)

Passado o show do Wax Poetic + Otto, voltei para os porões sujos onde normalmente estou acostumado a fotografar. Mas, mais um porão surgia pro show do Velho de câncer + regime tentáculo. Dessa vez, seria no "De Kroëg" um bar próximo ao balarama, onde rolam várias exposições de diversos tipos de manifestações artísticas (ou anti-artísticas).

O problema aqui, foi que o lugar não tinha iluminação nenhuma (ou melhor, tinha uma lâmpada que era apagada na hora dos shows) e como o lugar era muito pequeno, o flash incomodou as pessoas. Então a coisa era: Uma foto = Pessoas Reclamando.... Nessas horas tem que relaxar, já que não dava pra tirar sem flash, e tentar equilibrar a quantidade de fotos pra quantidade de pessoas reclamando....
Ai acaba acontecendo o que uma pessoa me falou uma vez "fotografia é estado de espírito, se você não ta feliz, o negócio não sai direito"....


Enfim, eu achava que esse post seria suficiente, mas to vendo que vou precisar de mais um, visto que esse aqui já está cheio demais !
vou tentar me policiar pra não ficar tanto tempo sem atualizar o blog, e começar a escrever sobre outras coisas aqui também, pra ver se movimento ele um pouco mais !

aproveitando a deixa, fica aqui uma sugestão de download (100% legal, ouviu RIAA) do ep completo do BLACK SEA, ep esse que eu colaborei dando uma ajuda com a arte e algumas fotos. o EP saiu pela "SINEWAVE" e pra baixar ele é só clicar aqui em baixo !


6 comentários:

  1. ahá! que chic, já ganhei até link hein...
    preciso fazer um partners in crime pra mim também!
    que bom que gostou.
    =*

    ResponderExcluir
  2. Bom trabalho piá! Tá mandando muito bem na fotografia! Abraço do amigo curitibano em SP.

    ResponderExcluir
  3. Caralho dieguito... parabéns pelas fotos... cada vez se supera mais e me impressiono com a qualidade delas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pode acreditar que não é só sua Canon que sofre com essa luz vermelha de show, são todas HAHAhAH desgraça, mas aí o lance é PB e flash pra contornar mesmo... difiilmente esses nossos sensores dá conta da combinação ISO alto e luz vermelha, infelizmente :/

    ResponderExcluir