quarta-feira, 1 de abril de 2009

Fotografia de Bandas

Nesse meu segundo post, vou falar sobre uma das áreas que me interessa muito dentro da fotografia, que é a fotografia promocional de bandas.

Quando comecei a fotografar, minha ideia era poder juntar duas coisas que eu gostava muito, a fotografia e a música. O começo foi de adaptação total, só fotografava shows e alguns ensaios, mas isso foi me dando uma carga boa de experiência pra me sentir mais confiante enquanto explorava novos ares.

No começo, eu recebi um apoio sempre presente dos amigos do Your Fall e foi a partir deles que surgiu o primeiro convite pra realizar uma foto promo. Como era a primeira vez (opaa!) a coisa foi muito no "ta, vamos em algum lugar e a gente vê o que rola de fazer" e ai fomos a um parque em curitiba pra tentar fazer alguma coisa, mas não deu muito certo, pois chegamos muito tarde e já era o sol... Então, eu lembrei de uma sessão de fotos que tinha feito com alguns amigos em um estacionamento, só por brincadeira, e ai resolvi repetir a dose com o Your Fall.


uma das fotos realizadas no parque

e uma das fotos no estacionamento


Depois que essas fotos Your Fall caíram na Internet, muitos amigos reconheceram o trabalho e começaram a pedir fotos pra suas bandas também ( e aqui vale o parênteses, pois nesse meio tempo, eu entrei numa banda, e acumulei a função de baixista e fotógrafo) e com o tempo e muitas fotos seguintes, eu acabei desenvolvendo um método para fotografar bandas de estilos tão diferentes.

Ao combinar as fotos com a banda, eu peço por referências do que eles esperam ter nas fotos, as músicas que a banda tem gravadas (mesmo sendo ensaios se só tiver isso), e ai é um processo de mais um menos uns 4, 5 dias ouvindo sem parar as gravações que a banda enviou e tentando planejar lugares que possam combinar tanto o que eu consegui absorver da banda tanto na conversa com o "responsável" pela banda, quanto o que eu tirei das músicas que eu ouvi.
Esse método tem funcionado bem desde que comecei a usar ele, não tem muito segredo nessa hora. E na hora de fotografar as bandas, eu prefiro deixar todo mundo mais a vontade, e ir passando pequenas instruções apenas do que eu quero (em muitos casos, isso nem é preciso, pois na conversa que vou tendo com o pessoal da banda durante os dias que precedem as fotos, já deixamos todos os pontos bem claros) .

Nos últimos meses, tenho desenvolvido uma parceria muito positiva com uma produtora daqui de Curitiba, a Maamute Produções
. O bom de trabalhar com a Maamute, é que temos idéias muito parecidas do resultado que queremos nas fotos e por isso tenho muita liberdade na hora do trabalho. Esse aliás, é um dos principais ingredientes para que saia um resultado legal nas fotos, ter consciência do que está fazendo e gostar de estar fazendo isso. Outro ponto positivo desta parceria com a mamute, é que tenho tido chances de fotografar bandas que estão fora da minha "zona de conforto" (no caso, bandas de hardcore) e pondendo com isso experimentar novas técnicas e idéias de fotografias, afinal, ainda estou pra ver alguma outra produtora com tanta gente com idéias tão variadas quanto as bandas da Maamute! E vale aqui a visita ao site da produtora (Maamute) para conhecer as bandas que eles produzem e ver que tem muita gente boa produzindo coisas de qualidade nessa selva musical que é curitiba.

Abaixo, algumas das promos que já fiz até hoje, e vou aproveitar pra colocar o link de cada banda embaixo da foto, para que você possa ouvir a banda tirar suas conclusões.

e por favor, mandem críticas, sugestões, idéias, reclamações ! pode ser nos comentários ali em baixo, ou pelo email: cwb.diego@gmail.com


Heitor e Banda Gentileza: http://www.myspace.com/gentileza




x Da próxima vez eu mato você x: http://www.myspace.com/xdaproximavezeumatovocex

9 comentários:

  1. Cara, gosto muito das tuas fotos! Achei bem legal teu método com as bandas, de ficar ouvindo o som e tal, é uma disciplina que não consegui pra mim e que com certeza deve ajudar muito. Parabéns pelo trampo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e vontade. Ficou bem bom e com a sua cara. Fico feliz que as coisas estão melhorando pra ti. Eu fiz um blog, mas não tem nada de fotografia. Quem sabe um dia eu siga seu passo. Mas o engraçado é ler e falsamente achar que você é iniciante na área. Você pra mim é macaco velho, mas o texto mostra um calorinho sortudo. Muito bom - e nada errado, ainda somos calouros; só que meio velhos.
    Método com as bandas? Justo e honesto - como sempre foste.

    Se cuida e boa sorte.
    Tu sabes que adoro as suas fotos!

    clapclapclap.

    Abração.

    ResponderExcluir
  3. puta evolução ein! esse método que vc desenvolveu só comprova isso, parabéns bicho!
    vamos fazer a promo do yf agora, ai vc pode postar a comparação dos resultados!

    ResponderExcluir
  4. é isso rapá! parabéns pelo blog, os posts estão com conteúdo e as fotos estão arrasando.
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Cara, adorei teu post :)
    quero ser fotógrafa de bandas também. Iniciei na faculdade de Publicidade e Propaganda esse semestre, e depois de formada é o rumo que quero seguir.
    Pelo mesmo motivo do teu, juntar as coisas que eu mais gosto: fotografia e a música :)

    Espero que eu tenha a mesma sorte que tu, pena que minha cidade não é tão "envolvida" com eventos e tudo mais, tirando a Oktoberfest :P

    qual câmera tu usa?

    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá! É a primeira vez que venho no seu blog e adorei o post e as suas fotos!
    Tenho 15 anos mas também já sonho em ser uma fotógrafa de bandas, fazer exatamente o que tu disse, unir duas coisas que eu mais gosto: música e fotografia. Meu irmão é baixista e tem bandas, então posso aproveitar e praticar neh?
    Que câmera tu usa? (:

    Abraçoo.

    ResponderExcluir