quinta-feira, 2 de abril de 2009

Fotos de Shows - Parte 1


Quando comecei esse blog, minha ideia não foi transformar ele em um "guia único e definitivo para fotografia mundial do universo inteiro" como já ouvi por ai. Calma, eu tenho total noção que eu não tenho capacidade, conhecimento, técnica e malandragem pra escrever um guia sobre fotografia, por isso é que só dou dicas, e desde que comecei, o propósito desse blog foi eu me ocupar entre um projeto e outro, pra aliviar a cabeça (as vezes precisa, afinal, se você se concentra numa coisa só por muito tempo, chega uma hora em que você não consegue mais sair do mesmo lugar) e também, seguindo os ensinamentos do grande filósofo Earl Hickey, estou tentando compensar as vezes em que me perguntaram coisas sobre minhas fotos, e ou por falta de tempo, ou por falta de saco (poxa, ninguém tá sempre feliz e bem o tempo todo né) eu acabei não respondendo....

Então, ao som do Black Sea, voltemos a programação normal:


Continuando na onda do post de ontem sobre as fotos "promos" de banda, e o fato de juntar música e fotografia, não podia faltar um post sobre fotos de shows.
Quando eu comecei a fotografar shows, eu sabia pouquíssima coisas sobre isso, então, foi tudo na base do acerto e erro. O legal dessa história, é que existe uma diferença muito grande entre lugares de shows em curitiba, e isso te da um leque muito grande de situações pra lidar...
iluminação inexistente, iluminação profissional, teto alto, teto baixo, sem teto, lugar gigantesco, lugares médios, lugares pequenos, lugares minúsculos e o porão do balarama.

Eu comecei a fotografar shows com filme ainda, mas os negativos estão perdidos em algum lugar do meu quarto e eu estou com preguiça de procurar agora! O legal de fotografar com filme, é que você precisa se concentrar muito mais na foto que vai fazer (a não ser que seja rico e não se importe de gastar milhões com filmes) e isso te faz acabar "decorando" muita coisa com referência a que ajustes usar na máquina pra fotografar cada tipo de lugar. Depois do filme, eu passei a fotografar com a saudosa MAVICA! levar vários disquetes para os shows pra tirar em média 13 fotos por disquete era um avanço tecnológico e tanto! Mas nenhuma dessas máquinas eram minhas, eu pegava emprestada da faculdade, ou de amigos então não podia muito "praticar" antes dos shows.

Em 2006, depois de praticamente 4 anos incomodando meus pais, consegui finalmente que eles me ajudassem a comprar uma digital "decente". Nessa hora, eu fiquei na tão falada encruzilhada entre Nikon e Canon. Acabei optando pela nikon, pois todos os equipamentos da faculdade eram da nikon, então a comodidade pra qualquer coisa que eu precisasse, seria maior. O modelo escolhido na época foi uma D70s, com a lente padrão do kit (que hoje em dia está na alemanha viajando um pouco com um amigo) e só.

O primeiro show que fotografei com ela (dia 22/04/06, exatos 5 dias depois que a máquina havia chego)
, foi um show no finado Lemmys Bar, considerado por alguns, o lugar pra shows mais depressivo da cidade (graças a vizinhança, pois o lemmys ficava no meio do largo da ordem, em frente ao jokers). No show tocaram Your Fall (na época, ainda conhecidos por revés), o In Desperate Times, e mais algumas bandas que eu não lembro.
As fotos, ficaram tristes (pra hoje em dia) mas na época, fiquei espantado com algumas coisas que consegui fazer (após dicas de amigos, e tutoriais da internet). "caramba cara, parece tipo um fantasma" era a reação das pessoas com a maravilha que o flash rebatido na segunda cortina faz.
Era uma época de me acostumar com o equipamento novo, e tentar tirar o máximo que podia dele, por que só tinha uma lente, e não tinha um flash externo....



Your Fall (revés, done): http://www.myspace.com/yourfallhc


Puta merda! aqui já começava a faltar as cabeças !

Com o tempo, a forma de fotografar, os lugares, e as pessoas foram mudando, mas a nikonzinha se mantinha firme e forte no seu trabalho. Foram 2 anos e meio fotografando direto com a nikon, e passei por cada situação com ela que nem acreditava como ela funcionava ainda... Com o jeito (incoveniente pra quem está tocando) de fotografar que eu acabei me acostumando com o tempo, os riscos foram aumentando cada vez mais, e perdi a conta de quantas vezes ela levou chutes, batidas, guitarradas, escorregões (correia no pescoço ou amarrada na mão SEMPRE) viagens, calor excessivo, suor e mesmo assim ela continuava fotografando (apesar de a partir dos 15 meses de vida, começar a demonstrar cansaço no sensor, e granular as fotos demais). E com a nikon, foram raríssimas as oportunidades que eu fotografei SEM flash, isso por que, os shows nesses lugares dificílmente permitiam isso, a iluminação era sempre pouquíssima, e a minha lente 4.5 não ajudava em nada. Aos poucos eu ia aprendendo a contornar isso e as vezes me arriscava em deixar o flash desligado um pouco (para alegria da banda que tivesse tocando).

a seguir, algumas das fotos da fase nikon:




No Turning Back (Holanda) no melhor show da história da fase dos shows no retrô : http://www.myspace.com/noturningback

Revanche (Jundiaí) tocando em Rolândia : http://www.myspace.com/revanchehardcore

Cínica (São Paulo) durante a 1ª Queerfest em São paulo : http://www.myspace.com/cinica

Eduardo Gordinho Lubiazi e Rodrigão pura emoção, numa das minhas fotos favoritas, durante o show de despedida do popota e da entrada do vovô e do tuzzi no colligere.

Your Fall : http://www.myspace.com/yourfallhc

AyatAkrass : http://www.myspace.com/ayatakrass

Cinder (espanha) : http://www.myspace.com/cinderkids

Bring It to Life : http://www.myspace.com/bringittolife

Bandanos: http://www.myspace.com/bandanos



Bane (USA) - ainda farei um post especial sobre esse show : http://www.myspace.com/banecentral




Watch Your Step (Itália) : http://www.myspace.com/watchyourstepyo








Garage Fuzz com participação especial do bananeira : http://www.myspace.com/garagefuzz


Essa primeira parte desse post não teve essa foto do garage fuzz a toa por último. Esse foi o último show que eu fotografei com a minha nikon. Alguns dias depois desse show eu sai com um amigo fotografar, e no fim da sessão de fotos, a máquina apagou. tentei descarregar as fotos e 90% das fotos estavam corrompidas. Levei numa assistência para orçamento e o resultado foi triste: Havia queimado a placa lógica, o módulo de processamento de imagem não funcionava mais, os contatos do foco automático estavam praticamente gastos, o sensor já tava indo embora e por ai vai... pra arrumar? 2.400 reais foi orçamento. Além de não ter esse dinheiro, não valia a pena arrumar uma máquina de 2 anos já, então, acabei entrando num hiato de quase 9 meses sem câmera própria.

Nesse meio tempo, contei com a ajuda de amigos pra continuar fotografando, passando por diversos tipos de máquinas e situações, que ficam para o próximo post.

2 comentários:

  1. massa! as fotos de show são sempre bacanas, sempre sai algo inusitado, heheh

    ResponderExcluir
  2. Blog é coisa de emo...

    HAHAHAHAHAHAH...

    Nao tive tempo de ler ainda,
    mas já dei uma passadinha pelo menos!

    Pena que a estadia aqui é curta dessa vez e nao rola fazer uma visitinha ao terraço do predio na XV. haha

    Auf wiedersehen!
    Tschüss...

    ResponderExcluir